Definições:
* Plataforma Continental- zona pouco inclinada onde se encontram 90% das espécies, os outros 10% migram. Tem 2 km de comprimento e 150 m de profundidade.
Os raios solares só chegam a 150m de profundidade por isso os seres que realizam a fotossintese não se encontram a mais de 150m.
* Talude Continental- zona muito íngreme, com 4km de profundidade.
* Fossa Continental- cerca de 75% dos fundos oceanicos, também se pode chamar por zona de Benniof ou zona de zona de subducção. Quando a crosta oceanica e a crosta continental chocam formam uma fossa, porque a crosta oceanica mergulha para dentro da continental.
* Rifte- é o vale onde existe mecanismo activo fissoral. A Islândia é o único local á superficie onde as dorsais e o rifte afloram.
* Cadeia Montanhosa- 2 placas com a mesma densidade formam uma cadeia montanhosa.
* Dorsais medio-oceanicas- são regiões fronteiras entre placas tectónicas.
Poderás ver isto tudo melhor explicado, em imagem, na seguinte mensagem.
Bem vindo
Olá, bem vindo ao meu blogue, se fores um estudante do 7º, 8º ou 9º ano, ele pode dar-te algum jeito... Pode-te ajudar e esclarecer de duvidas acerca da disciplina de ciencias... porque estudar não tem nessessáriamente que ser uma seca... Espero que te divirtas e que aproveites...
sábado, 24 de outubro de 2009
Teoria da Deriva Continental
O senhor Alfred Wegner disse, há milhões de anos atrás, que os continentes estiveram todos juntos formando um super continente, chamado Pangeia, que estava envolto por um mar universal chamado Pantalassa, e dedicou toda a sua vida a tentar provar aquela teoria.
Dados:
* Geográficos- os continentes encaixavam todos uns nos outros, era como um puzzle separado.
* Petrológicos- haviam rochas iguais, com a mesma idade em variados continentes.
* Palentológicos- haviam fósseis iguais, dos mesmos animais com a mesma idade, que se tratavam de fósseis de animais terrestres.
No final do século 20 descobrui-se que esta teoria estava certa e que os continentes se tinham separado devido ás correntes de convexão.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Falhas
Falhas
Falhas- São defromações em que a rocha parte e começa em movimento. Para a rocha partir o movimento tem de ser brusco, e parte sempre de maneira plana, podem ser formadas por movimentos compressivos ou distensivos.
Falha normal- é formada por forças distensivas.
Falha Inversa- é formada por forças compressivas.
Falhas de desligamento
Dobras e falhas
Dobras
Dobras- são deformações, as rochas só dobram se houver temperatura, caso contrário parte e forma uma falha. As dobras são sempre formadas por movimentos compressivos e lentos, quando o material se dobra mas não se consegue dobrar mais e parte, chama-se dobra f
Existem vários tipos de dobras:
Dobra anticlinal
Dobra sinclinal
Dobra deitada
Subscrever:
Mensagens (Atom)